terça-feira, fevereiro 22, 2011

Tropa de Elite 2

Nome: Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro
Direção: José Padilha
Roteiro: José Padilha, Bráulio Mantovani
Produção: José Padilha, Marcos Prado
Co-Produção: Wagner Moura, Bráulio Mantovani
Gênero: Drama Policial
Lançamento: Outubro 2010


O filme Tropa de Elite 2, foi espetacular em vários aspectos, apesar de para muitas pessoas, ter parecido como algo mais "sensacionalista" que o primeiro. Para tantas outras pessoas, foi um filme melhor que o primeiro, sendo que Wagner Moura (Capitão Nascimento), foi uma das pessoas a afirmar isso. É um filme muito bom de fato, e bem como o primeiro, mostra o lado da guerra polícia - traficantes, que nós, civis, não vemos. Mostra os "bastidores" dessa guerra, e a tensão que aqueles que estão no comando enfrentam, quando possuem, em suas mãos, as vidas de seus subordinados. Nesse filme, o icônico capitão Nascimento, é agora Subsecretário de Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Matias (André Ramiro), agora ocupa o posto de capitão da tropa, e com o sangue fervendo para mostrar serviço, ele vai à ação em uma rebelião que estava ocorrendo em Bangu I, para "resolver" a mesma.
Novamente trazendo à tona cenas para pensarmos e repensarmos em conceitos, o filme nos faz pensar se toda a polícia é corrupta, ou se existem pessoas além da polícia, que a serviço da lei, se colocam como acima dela.

Análise pessoal:

É ação demais, e algumas cenas que parecem "clichê" de filmes americanos. Mas, hoje em dia, é extremamente difícil fazer um filme "original", sobre policiais, quando o foco do filme, é mostrar o que muitas pessoas não possuem conhecimento.
Vale a pena ver.





Alerta de spoiler!

O filme começa, como o primeiro: com uma cena, que não é exatamente o começo do filme. A cena mostra Nascimento saindo de um hospital, com uma expressão de preocupação e medo em seu rosto. Após entrar em seu carro, e ser cercado em uma rua, onde vários policiais abrem fogo contra o protagonista, o filme vai para seu começo, sem mostrar se Nascimento fora morto ou não. O começo, é uma rebelião dentro de Bangu I, e o BOPE é chamado para resolver o problema. Nascimento, agora no comando tático, e não na ação, ordena a Matias para não abrir fogo contra os presos, enquanto um representante de um ONG de Direitos Humanos, Diogo Fraga (Irandhir Santos), tenta convencer os presos, a se renderem, e acabarem com a rebelião. Matias, porém, se precipta, e invade o presídio. Após isso, Fraga é feito refém pelo criminoso conhecido como "Beirada" (Seu Jorge). Matias consegue negociar a liberação de Fraga, e feito isso, dispara contra o criminoso, matando-o. As consequências desse ato, desencadeam o enredo geral do filme, com a expulsão de Matias do BOPE, e a nomeação de Nascimento para Subsecretário de Inteligência.

Fontes de pesquisa: Wikipédia, Tropa de Elite 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário