domingo, fevereiro 13, 2011

Tropa de Elite

Nome: Tropa de Elite
Direção: José Padilha
Roteiro: José Padilha, Rodrigo Pimentel, Bráulio Mantovani
Produção: Marcos Prado, José Padilha
Co-Produção: Eliana Soárez, James D'Arcy
Gênero: Drama Policial
Lançamento: Outubro 2007

O filme Trope de Elite foi lançado em 2007, um ano após o lançamento do livro(Elite da Tropa, Editora Objetiva) que deu origem ao filme. O filme, é polêmico em vários aspectos. Nele, temos o capitão do BOPE (Batalhão de Operações Especiais), Roberto Nascimento (Wagner Moura) como protagonista e narrador. Em sua rotina diária de luta ao tráfico, capitão Nascimento encontra-se exausto da mesma. Cansado das guerras constantes ao tráfico, ele se vê em uma situação aparentemente a seu favor, quando são abertas inscrições para novos soldados do BOPE. Nesse grupo, estão Neto Gouveia (Caio Junqueira), e André Matias (André Ramiro), dois aspirantes da polícia militar do Rio de Janeiro. Nascimento assume o comando do treinamento, afim de deixar no BOPE, um soldado que ele considerasse que fosse como ele. A missão atual do BOPE, era manter a segurança da cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1997, que fora o ano da visita do Papa João Paulo II ao Brasil.
O filme mostra um pouco do treinamento intensivo e árduo dos aspirantes a oficiais do BOPE, bem como mostra a história desses três personagens, suas dúvidas, medos e pensamentos.
A polêmica ao redor do filme, é atribuída à violência exibida no mesmo, e à pirataria, que fez com que o filme já tivesse sido visto por milhares de brasileiras, antes mesmo do filme chegar ao cinema. A violência apresentada no filme, é outro alvo. Mostrando o tratamento que os oficiais do BOPE dão a possíveis suspeitos, o filme apresentou ao público, o quão violento é, tal tratamento.
Além disso, o filme apresenta a corrupção policial, a dificuldade da vida das pessoas que moram em comunidades carentes, a "ditadura" exercida pelo tráfico, em suas áreas de influência, bem como a hipocrisia de pessoas de classe social alta, criticando policiais, porém fazendo coisas que vão completamente contra o trabalho de tais profissionais.
Em resumo, é um filme com cenas fortes, algumas comoventes, outras nem tanto, mas que mostra a realidade, do jeito que ela é.


Análise pessoal:

O filme é muito bom, possui cenas que fazem o espectador pensar e repensar conceitos, bem como critica a guerra contra o tráfico de drogas no Rio, como algo além do conhecido polícia - traficante.
É divertido a seu modo, e não poderia ter sido mais fiel ao livro que o originou. Vale a pena assistir.










Alerta de spoiler!

O filme começa, em uma parte que não é o começo da história do filme em si. Ela começa, na cena em que Neto e Matias, encontram-se no morro do Turano, que é para onde o capitão Fábio Barbosa (Milhem Cortaz) foi levado, por um grupo de policiais corruptos, para ser executado. Sabendo daquilo, Neto e Matias vão para lá, na intensão de salvar o capitão Fábio. Em um certo momento, Neto confunde o gesto de um traficante. Ele o vê colocando a mão em suas costas, como quem está para puxar uma arma, quando na verdade, o traficante estava pegando um pacote de drogas, para entregar aos corruptos. Nesse momento, antes que o traficante mostre o que está segurando, Neto atira, de cima de um morro com um fuzil, matando o traficante.
E a partir daí, é que a história do filme torna a ser contada, com a cena inicial, sendo repetida posteriormente, na devida ordem de acontecimento.
O capitão Nascimento, narrador e protagonista do filme, já cansado da guerra constante que ele vive, e prestes a ser pai, recebe a notícia de que, do próximo treinamento de oficiais do BOPE, um desses oficiais, o iria substituir. Então, com intuito de treinar o melhor soldado para ficar em seu lugar, ele assume o cargo de treinador do grupo. Neto, o soldado que ele escolhera para ser seu sucessor, é morto em um momento do filme, ao subir o morro do Turano, para entregar um par de óculos a um rapaz míope, que Matias conheceu, e prometeu um par de óculos. Ao descobrirem que o oficial baleado era do BOPE, os traficantes do morro tornam-se nervosos e tensos, aguardando pelo pior, que acontece. Matias, irritado, leva um jovem da universidade de onde ele estuda, que vende drogas, preso. E junto com Nascimento, e mais um grupo de soldados do BOPE, eles vão atrás de Baiano (Fábio Lago), para executá-lo.


Fontes de referência: Tropa de Elite, Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário